APRESENTAÇÃO
Ao final da primeira década do século XXI, a responsabilidade ambiental dentro das Instituições de Ensino superior passa a ser uma realidade. Independente de área de formação, esta consciência torna-se fundamental entre alunos, docentes e servidores, a fim de corresponder às exigências legais. Projetos de pesquisas pesquisa passam a ser avaliados por agências de fomento também por critérios que analisam o impacto ambiental provocado pelos resíduos gerados e procedimentos de descartes e disposição propostos.
Devido ao caráter educativo exercido perante a sociedade, a Universidade tem que desenvolver métodos de neutralização, de reciclagem, rotinas de coleta e procedimentos de descarte e disposição de resíduos químicos e biológicos gerados nos laboratórios.
Nos laboratórios da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP) utilizam-se substâncias químicas orgânicas e inorgânicas com potenciais de periculosidade e riscos ocupacionais e ambientais. O uso destas substâncias exige a capacitação de pessoal e de infra-estrutura para armazenamento, manipulação, neutralização, reciclagem e descarte de resíduos sólidos e líquidos.
Para atender tais necessidades, é necessário ter um mecanismo de comunicação rápida e direta entre os laboratórios, que facilite a identificação e caracterização dos resíduos gerados nos laboratórios e a divulgação de informações técnicas sobre o tema como normas e procedimentos gerais e específicos.
O projeto Intralab – Programa de Gerenciamento e Descarte de Resíduos do Campus de Jaboticabal foi criado por meio de uma parceria entre a FUNEP, disponibilizou seis bolsas de para os alunos da FATEC; a UNESP, por meio da Comissão Local de Gestão e Descarte de Resíduos e Programa de Gerenciamento de Resíduos da UNESP; e a FATEC - Jaboticabal.
Os resultados e as informações geradas nestas atividades serão disponibilizados no site INTRALAB relativos ao tipo de resíduo atualmente existente no Campus e o correto processamento. Com este banco de dados, as Comissões Locais, Comissão de Resíduos e CEBEO, poderão monitorar e auxiliar os laboratórios a realizar a correta manipulação e descarte de resíduos. A implantação deste projeto contribui com o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental da FCAV/ UNESP – Campus de Jaboticabal e entorno. |